Bolsonaro pode ser eleito já no primeiro turno com 56%

By | 6 de outubro de 2018

O candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, tem registrado avanços nas recentes pesquisas de intenção de voto, divulgadas na semana que antecede a eleição deste domingo (7).

Bolsonaro pode ser eleito já no primeiro turno

Nas mais recentes pesquisas Datafolha e Ibope, o pesselista aparece em ambas com 38% dos votos válidos, que exclui brancos, nulos e indecisos. Haddad tem 28%.

De acordo com o Datafolha, para ser eleito já no domingo, Bolsonaro precisaria arrancar ao menos 12 pontos percentuais em três dias. Isso significa 17 milhões de eleitores, equivalente a 12% do eleitorado apto a votar, que é de 147 milhões de pessoas.

Essa probabilidade leva em consideração que o número de votos em branco/nulo tem diminuído gradativamente — começou em agosto com 22% e registrou no último levantamento 8%.

Além disso, ainda há uma parcela de 5% do eleitorado que está indecisa e pode escolher seu candidato até o dia da votação.

Efetivamente, esse cenário só seria possível se todos os eleitores de Ciro Gomes (PDT), por exemplo, que está com 12%, migrassem seus votos diretamente a Bolsonaro; ou se os eleitores de Marina Silva (Rede), João Amoêdo (Novo), Álvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB) decidissem votar em Bolsonaro.

Isso é bastante improvável já que parte do eleitorado de Ciro e Marina também é fiel, de acordo com o Datafolha, e não pretende mudar de voto.