O Nível do Sistema Cantareira chegou a 3,6% neste domingo 19/10/2014

By | 19 de outubro de 2014

O nível do Sistema Cantareira chegou a 3,6% neste domingo (19), segundo medição da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O índice é menor do que o registrado no sábado (18), que foi de 3,8%, e na sexta-feira (17), que havia sido 3,9%.

Por causa de problemas técnicos, a companhia deixou de informar, em sua página na internet, a situação dos reservatórios do Cantareira. Os dados estão sendo publicados no Facebook da empresa. O problema deverá ser solucionado até segunda-feira (20).

O Sistema Cantareira abastece 6,5 milhões de habitantes das zonas Norte e central e partes das zonas Leste e Oeste da capital, bem como os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul (na sua totalidade); e parcialmente Guarulhos, Barueri, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba, Cajamar e Santo André.

Autorização 2º volume morto

A Agência Nacional de Águas (ANA) deu autorização formal para a Sabesp captar a água da segunda cota do volume morto do Cantareira. A liberação foi divulgada na sexta. A captação estava vetada pela Justiça Federal, mas o governo paulista conseguiu derrubar a liminar na quinta-feira.

A ANA afirmou que o uso dos 106 bilhões de litros de água disponíveis na reserva técnica II deve ser feito em parcelas, que considerem volume garantido para a população da Região Metropolitana de São Paulo e atendidas pelos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (bacia PCJ) até 30 de abril de 2015.

O Nível do Sistema Cantareira chegou a 3,6% neste domingo 19/10/2014